Infantaria - A missão

INFANTARIA - A ARMA DO COMBATE APROXIMADO
 
 
missão doutrinária da Infantaria nas operações ofensivas (ataque) é cerrar sobre o inimigo, para destruí-lo ou capturá-lo, conquistar e manter o terreno conquistado, utilizando-se para isso do fogo, do movimento e do combate aproximado.

Sua missão básica na defensiva é manter o terreno, impedindo, resistindo ou repelindo o ataque inimigo, por meio do fogo e do combate aproximado, expulsando-o ou destruindo-o pelo contra-ataque. No campo de batalha a luta se realiza pela disputa de espaços geográficos, áreas ou pontos vitais do terreno, mas em qualquer caso, cabe à Infantaria a realização de ações de destruição, captura ou posse, devido às suas características de arma-base.

A Infantaria compreende o conjunto das tropas particularmente aptas a realizarem o combate a pé, ainda que utilizando-se de meios de transporte terrestres, aéreos ou aquáticos para o seu deslocamento. É, por excelência, a arma do combate aproximado, apta a operar em qualquer tipo de terreno e sob quaisquer condições de tempo e visibilidade. 

Mais informações sobre a missão da sua Infantaria podem ser obtidas no Manual de Campanha C 7 10 - Companhia de Fuzileiros, disponível na Biblioteca Digital do Exército.

Artigos relacionados